Secretário Felipe Camarão assina portaria convocando a Conferência |
O Maranhão lançou, nesta segunda-feira (13), no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa, a Conferência Maranhense de Educação (Comae 2018), que tem como foco a avaliação dos Planos de Educação (Nacional, Estadual e Municipais) e a proposição de políticas para efetivação de suas metas. A solenidade reuniu representantes do poder público, gestores, profissionais da educação, entidades e a sociedade civil organizada.
O lançamento foi o primeiro passo para a realização da Comae, que será precedida por Conferências Livres, Municipais e Conferências Intermunicipais em todo o estado. Esses eventos serão promovidos pelo Fórum Estadual de Educação, junto com as prefeituras, instituições públicas e a sociedade civil, com apoio do Governo do Estado.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAOp- Educação) do Ministério Público, promotora Érica Beckman, destacou a importância da Comae para educação maranhense. “O Ministério Público considera esse evento de grande relevância para a educação pública do Maranhão. É imprescindível a interlocução entre a sociedade e o poder público. Nosso papel enquanto Ministério Público, é o acompanhamento das metas dos planos e assessorar os municípios no atingimento de suas metas”, ressaltou.“A gestão do governador Flávio Dino é marcada pela participação popular em todas as esferas. Por essa razão, as conferências são importantes porque suscitarão debates e diálogos significativos no processo de mudança no qual a educação maranhense vivencia. O Governo do Maranhão dará total apoio na certeza de que a educação de qualidade se constrói com a participação popular”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
A coordenadora do Fórum Nacional de Educação pontuou que o material produzido pelas conferências será acolhido pelo colegiado. “Tudo que for produzido nas conferências, em qualquer instância de debate, será bem-vindo e importante para a educação”, concluiu.
Durante o lançamento da Comae 2018, o secretário Felipe Camarão assinou a portaria de convocação da conferência que tem como tema: “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.
A Comae será realizada pelo Fórum Estadual de Educação, em regime de colaboração com as instituições públicas e sociais, em abril de 2018.
Com informações da SEDUC-MA