UNCME-MA. SEDUC-MA, UNDIME-MA e CEE-MA de mãos dadas pela educação do Maranhão
O Maranhão, através do regime de colaboração entre as principais instituições de educação do Estado SEDUC-MA, CEE-MA. UNDIME-MA e UNCME-MA saiu recentemente do vigésimo terceiro para o ´décimo lugar na proeficiência de leitura para alunos(as) do 2º ano do ensino funamental a nível nacional e conseguiu a terceira colocação entre os entes estaduais do Nordeste, uma marca histórica para alfabetização de alunos/alunas do segundo ano no Maranhão segundo dados recentes divulgados pelo MEC.
O Maranhão foi o único Estado da federação que alcançou marcas de alfabetização via leitura significativas e acima de outros territórios ncionais, segundo o MEC a ponto de já ter passado as metas de alfabetização para 2026.
Felipe Camarão vem se destacando na educação brasileira como um gestor moderno, carismático e que tem tido um olhar batsante forte para o Regime de Colaboração como ele mesmo diz na veia. Em todos os seus discursos o vice-governador tem lembrado, também, da obstinação do Governador do Maranhão Carlos Brandão em transformar o Estado num território sem analfabetos a partir dos anos iniciais do esnino funadmental como princípio de cidadania e fortalecimento de elevação social de crianças e adultos.
A UNCME-MA, que representa os conselhos municipais de educação, juntamente com outras instituições de educação do Maranhão, tem, hoje, assento no Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Criança Alfabetizada, uma inovação que o Secretári Felipe Camarão e sua equipe criaram para dar espaço para o controle social na gestão do programa no Maranhão.
Para o Coordenador Estadual da UNCME-Maranhão, Conselheiro Municipal de Educação e Professor Emerson Araújo, "a SEDUC-Maranhão inova ao trazer uma instituição que representa os colegiados que tem funções de normatizar, articular, mobilizar, comunicar, responder consultas, fiscalizar e mediar com as secretarias municipais de educação as políticas públicas/programas educaionais para o ensino básico e a alfabetização de centenas de crianças no Estado" segundo o coordenador da UNCME-MA".
Emerson Araújo, pontuou, ainda, que "os protagonismos do Governador Carlos Brandão e do Vice-Governador Felipe Camarão na extinção das taxas de analfabetismo no Maranhão logo acontecerão por conta da mobilização e do desejo pessoal das duas autoridades estaduais ancorados, também, pelo regime de colaboração de instituições e pessoas apontando para uma educação estadual que logo será de excelência".
O vídeo da ovação da UNCME-MA feita pelo Vice-Governador do Maranhão Felipe Camarão