Governo certifica articuladores em formações do Pacto pela Aprendizagem

Dezesseis mil gestores escolares, técnicos e coordenadores pedagógicos formados. Esse é o número de profissionais da educação de 216 municípios maranhenses envolvidos com as ações formativas do Pacto pela Aprendizagem, ação lançada pelo Governo do Maranhão, no início de 2019, como forma de potencializar o regime de colaboração com os municípios, previsto no Programa Escola Digna. Nesta quinta-feira (11), aproximadamente, 500 articuladores pedagógicos regionais e municipais foram certificados após passarem pelo 3º ciclo formativo, que dessa vez tratou sobre planejamento pedagógico para 2020, de forma a contribuir com as jornadas pedagógicas que gestores e coordenadores fazem no início de cada ano, para traçar o ano letivo de suas escolas.

O subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira, destaca como frutífero esse primeiro ano de Pacto, que demonstra a preocupação e o cuidado que o governador Flávio Dino tem com o regime de colaboração com os municípios maranhenses. “Encerramos com chave de ouro o primeiro ciclo do Pacto, que na verdade é uma parceria mais forte com as redes municipais de educação, que passa pela continuidade de obras, por apoio pedagógico, mas essencialmente pela formação em grande escala dos profissionais das redes municipais. Esses profissionais que hoje certificamos serão multiplicadores desses conhecimentos em seus municípios. São 500 corações e mentes comprometidas com o fortalecimento da educação pública, que apostam na educação como alternativa de desenvolvimento para o Maranhão e com o compromisso maior de transformação da sociedade por meio da educação”, reforçou o secretário.

João Damiane, articulador Pedagógico da Regional de Chapadinha, destaca que o Pacto tem se consolidado como uma ação de extrema importância para a educação maranhense, por estar ajudando os municípios a enfrentarem os percalços que têm para fazer uma educação pública de qualidade. “As formações do Pacto pela Aprendizagem são de grande relevância para a reestruturação da educação em nosso estado. O Pacto atua na ideia de que o município precisa se reorganizar e trabalhar com uma gestão mais aprofundada, que cumpra com as suas determinações, com seus compromissos para que a gente possa, de fato, chegar até o chão da escola, onde o professor muda a sua prática e transforma a forma de trabalhar esse processo”, destacou o articulador.

“Estamos vivendo um processo de democratização da ação pedagógica e o pacto veio para fortalecer o regime de colaboração com os municípios e nos dá o suporte para que possamos chegar lá no chão da escola e fazer a diferença. Essas formações nos tiram da mesmice, nos dão oportunidades de vivenciarmos um outro modelo de educação, uma educação diferente, que se permite inovar e se reinventar. O pacto nos possibilita isso e nós estamos levando para nossos municípios, para multiplicarmos em nossa rede”, disse a articuladora pedagógica do município de Anajatuba, Jocília Viegas.

Pacto pela Aprendizagem

Lançado em março de 2019, o Pacto foi instituído pelo governador Flávio Dino como uma forma de superar as desigualdades sociais por meio do acesso e da melhoria das condições de permanência no ambiente escolar. O Pacto Estadual pela Aprendizagem tem potencializado o regime de colaboração com os municípios, fortalecendo as ações voltadas à melhoria dos indicadores e à concretização das metas dos Planos de Educação. Ao longo de 2019, foram realizados três ciclos formativos, que contou com articuladores pedagógicos de 216 municípios maranhenses, que ao término de cada formação se tornava multiplicador das ações para os profissionais de educação de seus municípios.

A supervisora do Regime de Colaboração da Seduc, Fernanda Ferraz, explica que cada ciclo formativo tratava sobre um tema diferente, mas sempre atentos às especificidades de cada município. “No 1º ciclo formativo os articuladores aprofundaram seus conhecimentos sobre avaliação interna e externa, no 2º o tema abordado foi currículo e o documento curricular do território maranhense e, agora, nesta 3ª formação focamos no planejamento pedagógico, para auxiliar as escolas a organizarem seus planejamentos e suas rotinas pedagógicas para 2020”, pontuou.

“O pacto pela aprendizagem é uma política educacional que veio de fato para transformar a educação dos municípios maranhenses. A gente vê que é um programa que vem dando certo para os municípios, que tem impactado no processo de ensino e aprendizagem no chão das escolas”, salientou Alekson Moraes, articulador pedagógico do município de Pedro do Rosário.

Ascom/Seduc