Subscribe Us


 

Clique na imagem e faça a adesão


 

Com participação de professores, gestores e estudantes na subseção de Bacabal, OAB-MA lança “Diálogos pelo Direito à Educação”

Ontem (17) foi sediado no auditório da OAB-subseção Bacabal, o lançamento do programa “Diálogos pelo Direito à Educação”, programa que visa debater as questões educacionais e mobilizar gestores regionais, secretários municipais de educação, gestores de escolas, professores e estudantes para o enfrentamento dos problemas e desafios das políticas no setor educacional do estado, assim como mapear os problemas regionais a fim de elaborar uma agenda de estratégias para os sistemas municipais na busca pela qualidade da educação básica, especialmente.

Estiveram presentes no evento Thiago Diaz-Presidente do Conselho Seccional da OAB, João Batista Ericeira-Comissão Especial do Direito à Educação do Conselho Federal OAB, Dr Gustavo Mamede-Presidente da Comissão de Defesa da Educação da Seccional OAB-Maranhão, os palestrantes Jhonatan Almada-reitor do IEMA, prof Raimundo Palhano e o secretário adjunto de educação do Estado do Maranhão, Sr Daniel, que veio representar o secretário Felipe Camarão, além da Presidente subseção de Bacabal, Andréia Furtado.

“A OAB-MA busca dialogar, discutir a questão educacional no nosso estado. Iniciamos esse projeto que pra nós é de grande relevância. Iniciamos aqui por Bacabal porque sabemos da importância e relevância dessa temática pra subseção em Bacabal […] No momento em que o país passa, sem dúvida nenhuma, o principal desses direitos, principal das obrigações do Estado é oferecer uma educação de qualidade”, disse o Presidente da OAB-MA, Tiago Diaz.

“É o primeiro passo de uma grande caminhada que estamos dando, porque vamos fazer encontro regionais e vamos fazer encontro nacional em Brasília. Nós queremos fazer uma agenda de proposições, de propostas positivas para melhorar a qualidade da educação básica no Maranhão e no Brasil”, ressaltou o Presidente da Comissão Especial do Direito à Educação do Conselho Federal OAB, Dr João Batista Ericeira.

“Nós somos medalhistas de ouro, prata e bronze, em olimpíadas nacionais e internacionais de Matemática, de Física, Astronomia, Química, Robótica e nos tornamos referência no Brasil, vencendo competições em Portugal, no Japão e na China. A equipe de Robótica do IEMA é a 3º melhor do mundo. Quem são esses jovens? São jovens do interior do Maranhão”, disse o reitor do IEMA e um dos palestrantes, prof Jhonatan Almada sobre esse trabalho exitoso realizado na educação do Maranhão.

Jhonatan Almada ainda aproveitou para parabenizar a iniciativa da OAB na realização desse evento que proporciona um debate público sobre os desafios da educação. “Uma grande iniciativa da OAB e quero parabenizar o Presidente Tiago Diaz”, frisou.

Professor Raimundo Palhano destacou também a iniciativa da OAB em inserir-se no debate pela qualidade da educação. Para ele, é relevante pelo papel histórico da OAB na luta pela cidadania no Brasil. “Um fator importante da iniciativa da OAB é que pretende-se proporcionar um momento de reflexão, de produção do conhecimento, mas pretende canalizar toda essa contribuição ouvindo aqueles que estão operando as políticas públicas e educacionais. Colher da comunidade a visão dos problemas, os desafios principais e depois construir uma agenda de ações estratégias pra enfrentar os problemas da educação, numa perspectiva de regime de colaboração”, destacou.

O evento se iniciou às 8h com o credenciamento e logo após, a partir das 9h, deu-se inicio à palestra do Reitor do IEMA, Jhonatan Almada, que trouxe uma explanação detalhada sobre os avanços educacionais alcançados no Maranhão, através dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos no IEMA, como também falou sobre muitos desafios que ainda precisam ser enfrentados para melhoria da educação do estado sempre mais. A palestra do Reitor do IEMA encerrou-se às 12:30. A partir das 15h, deu-se início à palestra do prof Raimundo Palhano, que trouxe a discussão acerca do financiamento da educação no Brasil.

Após a palestra do prof Raimundo Palhano, uma roda de debates foi organizada entre os participantes (professores, gestores municipais, estudantes) afim de elaborar metas/ ações estratégicas para a busca de soluções aos problemas educacionais por eles elencados a nível regional.

O evento se encerrou às 18h com coquetel servido ao público presente. O “ Diálogos pelo Direito à Educação” percorrerá todas as 17 subseções da OAB-Maranhão.

Cuxa Comunicação(com edição de fotos)

-->