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Documento que organiza currículo escolar já está em todos os colégios do Maranhão

Documento Curricular do Território Maranhense (Foto: Divulgação)

Referência para a elaboração dos currículos escolares das Redes de Educação Infantil e Ensino Fundamental nos municípios maranhenses, o Documento Curricular do Território Maranhense para a educação infantil e o ensino fundamental já foi distribuído para todas as escolas municipais maranhenses.

Parte de uma das etapas do Pacto Pela Aprendizagem, criado pelo governador Flávio Dino, o Documento Curricular foi construído em regime de colaboração com ampla mobilização das redes de ensino, por meio de ação colaborativa entre a Secretaria da Educação do Maranhão (Seduc), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão (Undime-MA), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão (Uncme-MA) e o Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA).

Durante a elaboração do texto, profissionais da educação e da sociedade civil tiveram a oportunidade de apresentar contribuições ao documento por meio de consultas públicas presenciais e plataforma on-line.

Nádia Dutra, secretária adjunta de Gestão da Rede de Ensino e Aprendizagem da Seduc, explica que a participação da sociedade foi fundamental para que o documento refletisse a contextualização das aprendizagens, observando as características das mais diversas regiões do Maranhão.

“Nós tivemos 13.800 consultas com 4.246 contribuições para elaboração do documento. Também realizamos um processo de escuta com os professores por meio da realização de oito seminários”, diz.

Fortalecimento

O documento foi formulado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada pelo Ministério da Educação (MEC), prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 e no Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014.

A íntegra do Documento Curricular do Território Maranhense pode ser acessada no link: https://drive.google.com/drive/folders/1ySAHICYIWheaFju__pkAbykeAbPsE7ce.

Além das orientações com propostas para as bases curriculares na Educação Infantil, o documento também orienta os municípios para a formulação dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) no Ensino Fundamental com descrição das políticas para as áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza língua inglesa, educação física, ciências humanas e ensino religioso.

O coordenador da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, seccional Maranhão, Emerson de Araújo Silva, avalia que o documento garantirá o avanço das metas do Pacto pela Aprendizagem.

“Com a oficialização dessa etapa do Programa Pacto pela Aprendizagem, os currículos fortalecerão os municípios e o Estado no sentido de buscar garantir a aprendizagem almejada por nós e pelo governador Flávio Dino”, comenta.

Etapas 

Com a conclusão da entrega do Documento Curricular do Território Maranhense a todos os gestores escolares, a Seduc prepara a etapa de formação descentralizada nos municípios para implantação das ações de disseminação e de elaboração dos currículos, prevista para 2020.

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão
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